24 de setembro de 2013

Está a resolver o problema certo?

Embora seja óbvio que não se pode resolver um problema mal definido, muitas vezes negligenciamos este detalhe. É necessário perceber ao detalhe cada pormenor da situação.

Quando tiver que resolver um problema sugerimos os seguintes passos recomendados pela Harvard Business Review:

  1. Por que é que a presente situação é um problema? Por que é que este problema precisa de ser resolvido?

  2. Está a separar claramente os sintomas e o problema que os causa? Consegue ver as causas subjacentes?

  3. Consegue enunciar por escrito qual é o problema, em poucas palavras e de forma clara? Está satisfeito com o texto que obteve?

  4. Resolver o problema justifica o tempo e os outros meios que necessita aplicar? O esforço está alinhado com a estratégia da empresa? O que você, a sua equipa ou a sua empresa podem ganhar com uma solução?

  5. Analise o contexto em que se insere o problema: há restrições à solução? Que limites (tempo, orçamento, etc.) existem? Que abordagens já tentou? O que já foi feito por outros? 
Editado por: Joana Couto

18 de setembro de 2013

Recrutar com Sucesso

O custo em recursos de um processo de recrutamento é elevado. 
E os custos decorrentes de um mau recrutamento são ainda maiores.
Para aumentar as hipóteses de um recrutamento de sucesso aconselho seguir vários procedimentos.

  1. Imagine o candidato ideal para a posição desejada. Defina e liste as suas características pessoais e os conhecimentos desejáveis do candidato à posição que oferece. Discuta o assunto com os restantes interessados no assunto.
  2. Crie um anúncio apelativo e que reflita fielmente a sua empresa e a função a preencher. Inclua o perfil do candidato desejado, com uma linguagem simpática. Defina o modo de responder ao anúncio, não pedindo simplesmente o envio do CV. Liste os temas que o candidato deve focar na sua carta de apresentação de modo que essa resposta reflita a sua motivação e capacidade para seguir diretivas difusas. Assim, irá conseguir filtrar os melhores candidatos, reduzir o número de entrevistas e poupar tempo.
  3. Experimente o texto do anúncio, simulando a situação com respostas internas ao anúncio e melhore o anúncio.
  4. Organize a entrevista listando o que deseja ficar a saber: Antes da entrevista, leia cuidadosamente o curriculum e durante a entrevista, deixe a conversa fluir, apresentando situações de resposta em que o candidato possa participar ativamente. E se houver pausas não tenha pressa em quebrá-las e observe o candidato. Se não é um ?bom leitor de pensamentos? peça a alguém bem dotado neste domínio que assista à entrevista. Regra geral, as respostas mais sinceras permitem uma avaliação mais fiel do real potencial dos candidatos. Faça o relatório preliminar da entrevista logo após esta terminar.

    Após a seriação dos candidatos, não hesite em marcar segunda entrevista se tiver dúvidas.