24 de setembro de 2013

Está a resolver o problema certo?

Embora seja óbvio que não se pode resolver um problema mal definido, muitas vezes negligenciamos este detalhe. É necessário perceber ao detalhe cada pormenor da situação.

Quando tiver que resolver um problema sugerimos os seguintes passos recomendados pela Harvard Business Review:

  1. Por que é que a presente situação é um problema? Por que é que este problema precisa de ser resolvido?

  2. Está a separar claramente os sintomas e o problema que os causa? Consegue ver as causas subjacentes?

  3. Consegue enunciar por escrito qual é o problema, em poucas palavras e de forma clara? Está satisfeito com o texto que obteve?

  4. Resolver o problema justifica o tempo e os outros meios que necessita aplicar? O esforço está alinhado com a estratégia da empresa? O que você, a sua equipa ou a sua empresa podem ganhar com uma solução?

  5. Analise o contexto em que se insere o problema: há restrições à solução? Que limites (tempo, orçamento, etc.) existem? Que abordagens já tentou? O que já foi feito por outros? 
Editado por: Joana Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário