27 de outubro de 2014

4 maneiras para conseguir ser pontual

designed by Freepik.com
Não consegue ser pontual no emprego ou chega sempre atrasado às reuniões? Se começa a ser considerado alguém que não cumpre os compromissos e não consegue lidar com este mau hábito, siga as nossas 4 dicas:

1 - Deitar-se mais cedo
Se é o sono de manhã que o faz chegar atrasado, tente dormir durante mais tempo, deitando-se antes da hora a que está habituado. É conveniente que esta mudança seja feita aos poucos, ou seja, 15 minutos mais cedo durante a primeira semana, seguidos por outros 15 minutos na segunda semana e assim sucessivamente até ao dia em que começa a ser fácil levantar-se de manhã.

2- Prepare-se
Faça tudo o que for possível na véspera. Por exemplo, pode preparar a roupa que vai vestir ou colocar os relatórios dentro da pasta de trabalho e ao lado da porta. De manhã só vai ter que se arranjar, sem pressas ou stresses.

3- Prever o tempo que gasta
Se tem um horário a cumprir todos os dias, tente fazer uma previsão de quanto tempo vai demorar desde que acorda até chegar ao seu local de trabalho. Experimente pensar com base em blocos de tempo, por exemplo, um bloco de 60 minutos para se arranjar e aos seus filhos e outro de 45 minutos para se deslocar. Depois, verifique se precisa de fazer ajustes à sua realidade e fica a saber quanto tempo necessita para ser pontual no emprego.

4- Organize-se
Comece a usar uma agenda onde possa escrever os seus compromissos. Se nunca se adaptou a agendas, tente apontar o que tem que fazer num caderno, dividido pelos dias-da-semana, de modo a conseguir ter a visão global das suas tarefas. Pode também recorrer à agenda do seu telemóvel ou a apps como o Any.do ou o Wunderlist.



NOTA: Este post foi originalmente publicado no blog do nosso site www.multilingues.eu/blog. Saiba mais sobre a Multilingues21 e a nossa actividade

22 de outubro de 2014

A importância de se sentar bem


Passa muitas horas seguidas a trabalhar em frente ao computador e, ciclicamente, tem dores de costas, no pulso ou até no pescoço? Para que estes desconfortos não reapareçam, verifique o modo como está sentado à secretária, através dos seguintes instruções:

- Investir na cadeira
Vale a pena apostar numa cadeira com um encosto alto, de modo a que as suas costas fiquem totalmente apoiadas. Além disso, deve ter suporte para a região lombar e, se não tiver, coloque nessa zona algo almofadado, de modo a apoiar a base da coluna.
A cadeira deve ser ajustável para a frente e para trás, ter uma base sólida, de modo a evitar quedas, e permitir que os seus pés fiquem assentes no chão ou num apoio.
Quando os seus cotovelos estão ao nível do tampo da mesa, então a altura da cadeira está bem ajustada.

- Atenção ao monitor do computador
O topo do ecrã deve estar ao nível dos olhos, ou ligeiramente abaixo, e a cerca de um braço de distância.
Tenha atenção às definições de visualização, incluindo a resolução, cores e a frequência de actualização do ecrã.
Verifique se as paredes e as luzes envolventes não fazem reflexos no ecrã. Para evitar a fadiga ocular, afaste regulamente o seu olhar e tente focar algo que esteja o mais distante possível.

- O apoio dos periféricos
O teclado deve ser ergonómico, com um suporte almofadado para os pulsos, que esteja ao mesmo nível que as teclas. Evite ter as mãos durante muito tempo na mesma posição e tente teclar suavemente.

O rato deve estar adaptado ao seu tamanho de mão e, se possível, recorra a uma base para ajudar a manter o pulso numa posição neutra. Quando o movimentar, tente não fazer pressão ou força.

NOTA: Esta notícia foi originalmente publicada no blog do nosso site. Saiba mais sobre a Multilingues21 e outras novidades


14 de outubro de 2014

Discipline a sua disciplina



A disciplina é essencial para quem pretende alcançar os seus objetivos no trabalho. Como é algo que se aprende e pode ser treinado sugerimos alguns passos para que consiga… ir mais além:

- Seja realista: verifique em que áreas do seu trabalho poderia estar mais motivado. Identifique a tarefa e reconheça o grau de dificuldade em efetuá-la.

- Faça um plano: escreva num papel qual é o seu primeiro objetivo e anote os passos a dar para o concretizar. Reveja todos os dias esse plano.

- Não deixe para amanhã: faça já. Pense que o que tem que fazer é inegociável, gostando ou não da tarefa.

- Acredite durante 3 semanas: se a sua motivação sofre oscilações tem que ter a certeza que não se trata de algo passageiro e, para isso, deve efetuar a tarefa e torná-la um hábito durante este tempo. Se desistir antes, recomece o processo até conseguir manter essa ação durante as 3 semanas.

Multilingues21: plataforma online agiliza trabalho


designed by Freepik.com

Na Multilingues21 contamos com uma alargada equipa que trabalha em rede, daí ser essencial ter a capacidade de rapidamente contactar todos os seus elementos.

Como “a necessidade aguça o engenho”, desenvolvemos uma nova plataforma online, que pode ser usada por tradutores e revisores, para elucidar dúvidas de origem técnica e processual.

O tradutor acede a esta ferramenta e descreve o seu pedido de ajuda. O aviso é enviado por SMS para os gestores de projeto que, ao acederem à plataforma, tentam depois auxiliar o colega.

Este é mais um exemplo do software “à medida” desenvolvido pelo departamento de programação da Multilingues21, que está em permanente procura de soluções para responder às necessidades da equipa.



NOTA: Esta notícia foi originalmente publicada no blog do nosso site. Saiba mais sobre a Multilingues21 e outras novidades

9 de outubro de 2014

Português em quinto lugar na Internet




A língua portuguesa encontra-se na quinta posição do ranking dos idiomas preferenciais dos utilizadores da Internet, contando com quase 122 milhões de cibernautas.

De notar que o Brasil é o país que mais contribui para este valor, com cerca de 110 milhões, depois é Portugal com quase 7 milhões, ao que se segue Angola e Moçambique. Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste registam números de utilizadores abaixo de 1 milhão.

Esta lista é encabeçada pelo inglês, seguido pelo chinês, espanhol e árabe. Depois do português estão o japonês, russo, alemão, francês e malaio com valores individualizados de utilizadores muito aproximados, entre os 75 e os 87 milhões.

Estas conclusões estão patentes no estudo “Internet World Stats”, o qual é referente a dados obtidos até 31 de Dezembro de 2013. A informação mais recente sobre utilização de Internet resulta de um conjunto de relatórios da Nielsen Online, International Telecommunications Union e GfK, entre outros.

NOTA: Esta notícia foi originalmente publicada no blog do nosso site. Saiba mais sobre a nossa atividade de tradução e outras novidades