30 de julho de 2014

Multilingues21: estamos aqui para simplificar






O contexto económico nacional da atualidade tem gerado  uma maior necessidade de procurar emprego noutros países. No âmbito desses processos de emigração é habitual ser solicitada a tradução de documentos de identificação pessoal e comprovativos de habilitações literárias, entre outros.

Na Multilingues21 integramos uma equipa de tradutores experientes neste tipo de trabalhos e de profissionais que podem, paralelamente, efetuar o serviço de autenticação ou certificação das traduções dos documentos. Tratamos também do processo de colocação de Apostilha de Haia, se necessário.

Um aspeto prático a ter em consideração é que, quando solicita uma tradução autenticada, esta vai ter por base o documento original. Por isso, se vai precisar dele para outros fins, faça antes uma fotocópia autenticada e entregue-a para ser traduzida. Esta é uma sugestão que indicamos sempre aos nossos clientes.

29 de julho de 2014

Férias: missão impossível?







Para certos empresários que desempenham cargos fulcrais onde trabalham ou que desenvolvem atividade por conta própria, é complicado tirar férias. Saiba que é essencial fazer pausas para que o seu organismo possa recuperar do stress do quotidiano laboral. Além disso deixa de estar focado apenas no seu círculo e diversifica os interesses, o que até pode ser benéfico para o seu negócio.

Se tem dificuldade em dar esse passo, sugerimos que comece por pagar já as férias. Se pensar que já gastou a verba do transporte e alojamento, de certeza que considera os prejuízos de adiar a viagem, o que vai motivá-lo a ir.


Um dos motivos mais apontados para não ir de férias é não ter em que se possa delegar convenientemente as tarefas. Para inverter esta tendência comece a dar formação a alguém da sua confiança algum tempo antes de se ausentar. Tente fazer essa “passagem” enquanto ainda está na empresa, deixando claro junto de cada empregado como o sistema vai funcionar na sua ausência e o que pretende que esteja feito quando regressar.


Por fim, e talvez o mais difícil… “desligue”. Para quem pratica uma gestão centralizada é quase penoso delegar, mas as férias são ideias para treinar, aos poucos, quem o fica temporariamente a substituir. Evite estar constantemente a verificar o email e reencaminhe as chamadas para o seu substituto. Se, mesmo assim, for difícil afastar-se, tente criar um horário pré-definido para tratar de todos os assuntos e depois disso… regresse às suas férias!


Saiba mais sobre nós em www.multilingues.eu

21 de julho de 2014

Porque não deve almoçar na sua secretária




Quando traz a refeição de casa e passa a hora de almoço na sua secretária, provavelmente considera que está a aproveitar melhor o tempo e que, se não o fizer, transmite a ideia de que produz menos. Mas, segundo um estudo recente sobre os padrões de comportamento durante a hora de almoço nos escritórios, afinal a realidade não é essa: os funcionários que não fazem uma pausa para tomar a sua refeição, tendencialmente demonstram mais fadiga e menor produtividade.

Por isso, comece por usufruir da hora de almoço para fazer uma pausa a todo o fluxo de trabalho e recarregar energias. Se tem este hábito muito enraizado, comece por mudar de cenário e saboreie a sua refeição ao ar-livre, num parque ou zona verde. Em alternativa, o simples olhar da janela para um jardim faz com que recupere da fadiga e do stress mais rapidamente.

Pode também aproveitar os espaços para refeições existentes atualmente na maioria das empresas, desde que isso implique sair da sua secretária e fazer uma pausa. O mesmo estudo indica, ainda, que os almoços de negócios não devem ser interpretados como intervalos, uma vez que durante a refeição nunca se chega realmente a descontrair e geralmente só se fala sobre trabalho. Se estes forem inevitáveis, antes de ir almoçar com colegas ou clientes, tente fazer uma pausa, caminhar um pouco ou fazer algo que considere relaxante como ouvir música, ler um livro ou telefonar a um amigo.

www.multilingues.eu – Precisa de uma tradução? Peça orçamento!

18 de julho de 2014

A música afeta a produtividade?


As pessoas que têm o hábito de ouvir música enquanto estão a trabalhar consideram que conseguem estar mais concentradas, ser mais criativas e produtivas. As mais recentes investigações sobre este assunto sugerem o seguinte:

- Músicas com letras podem ser excelentes quando está a fazer exercício intenso, para tarefas com baixo nível de atenção, ou para atividades em que a linguagem não é muito solicitada.

- Ouvir música que já conhece é aconselhável quando pretende estar concentrado. Músicas desconhecidas causam curiosidade e, portanto, dispersão.

- A música facilita as tarefas repetitivas, sobretudo em áreas industriais. Além de aumentar a produtividade, melhora o ambiente de trabalho e o estado de espírito do empregado.

- Num ambiente de trabalho muito ruidoso a música faz com que os trabalhadores terminem as suas tarefas mais depressa, tenham melhores ideias e estejam, geralmente, mais bem-dispostos e satisfeitos.

- A música interfere na aprendizagem de novos conhecimentos. Os indivíduos têm mais dificuldade em memorizar uma tarefa complexa se a executarem enquanto ouvem música, pois esta, mesmo num volume baixo, acaba por ser um fator de distração.

- Música q.b pode aumentar a criatividade se for ouvida num nível moderado, portanto, apostar em sons neutros e sem demasiados agudos.

Saiba mais sobre nós em www.multilingues.eu