8 de outubro de 2013

Como obter empenho dos seus colaboradores

De forma a responder a esta questão gostaríamos de lhe apresentar a teoria dos dois Fatores de Herzberg.

A motivação depende de dois tipos de fatores:
  1. Fatores de manutenção (que não motivam mas que mal administrados são causas de desmotivação);

  2. Fatores de motivação que (satisfeitos previamente os fatores de manutenção) aumentam a motivação.
Os fatores de manutenção incluem:
  • Salário – para evitar desmotivação a empresa deve providenciar salário e “fringe benefits” adequados;

  • Segurança no emprego – fazer sentir que não está sujeito a arbitrariedades, assegurar justiça no tratamento dos empregados e privilegiar a antiguidade;

  • Condições de trabalho – local, temperatura, iluminação, ventilação e horário adequados;

  • Status – dar importância visível às pessoas e ser cuidadoso na escolha dos nomes das funções atribuídas;

  • Políticas da empresa – a empresa trata o pessoal como você gostaria de ser tratado?

  • Qualidade da supervisão técnica – os empregados necessitam e apreciam a supervisão feita adequadamente, mas não supervisão demasiado apertada;

  • Ambiente no local de trabalho – qualidade das relações entre colegas e supervisores.
Este tipo de fatores deve ser cuidado para não desmotivar, mas estes fatores não motivam por si só.
Os fatores de motivação são as principais causas de satisfação no trabalho. Eles estão estreitamente ligados à função. São, pois, dependentes do conteúdo do trabalho. Pessoas diferentes necessitam de diferentes tipos e graus de fatores de motivação. Estes fatores incluem:

  • Auto-realização – a oportunidade de conseguir alguma coisa ou contribuir para alguma coisa é causa de satisfação;

  • Reconhecimento – os empregados devem saber que os seus esforços e resultados são reconhecidos;

  • Responsabilidades – a possibilidade de assumir novos deveres e responsabilidades por alargamento da função ou por delegação;

  • Progressão – a oportunidade de progredir e melhorar a sua posição em resultado do bom desempenho;

  • O próprio trabalho em si – quando este contribui para o auto-desenvolvimento, satisfação pessoal e apresenta desafios significativos

  • Possibilidades de desenvolvimento – em conhecimentos e desenvolvimento pessoal e profissional.
Traduzido e adaptado do Inglês

2 de outubro de 2013

Dia Internacional da Tradução 30 de Setembro

Dia 30 de Setembro celebrámos o Dia de São Jerónimo / Dia Internacional da Tradução, data em que faleceu São Jerónimo, conhecido como tradutor da Bíblia de grego e hebraico para o Latim, este é considerado o santo padroeiro dos tradutores. A comemoração desta data é uma oportunidade para orgulhosamente celebrar o importante papel desta profissão, no desenvolvimento da sociedade como sistema global.  



"Translators are the shadow heroes of literature, the often forgotten instruments that make it possible for other cultures to talk to one another; who have enabled us to understand that we all, from every part of the world, live in one world."

Autor: Paul Auster



Editado por: Joana Couto

Santo de Origem Franca

24 de setembro de 2013

Está a resolver o problema certo?

Embora seja óbvio que não se pode resolver um problema mal definido, muitas vezes negligenciamos este detalhe. É necessário perceber ao detalhe cada pormenor da situação.

Quando tiver que resolver um problema sugerimos os seguintes passos recomendados pela Harvard Business Review:

  1. Por que é que a presente situação é um problema? Por que é que este problema precisa de ser resolvido?

  2. Está a separar claramente os sintomas e o problema que os causa? Consegue ver as causas subjacentes?

  3. Consegue enunciar por escrito qual é o problema, em poucas palavras e de forma clara? Está satisfeito com o texto que obteve?

  4. Resolver o problema justifica o tempo e os outros meios que necessita aplicar? O esforço está alinhado com a estratégia da empresa? O que você, a sua equipa ou a sua empresa podem ganhar com uma solução?

  5. Analise o contexto em que se insere o problema: há restrições à solução? Que limites (tempo, orçamento, etc.) existem? Que abordagens já tentou? O que já foi feito por outros? 
Editado por: Joana Couto

18 de setembro de 2013

Recrutar com Sucesso

O custo em recursos de um processo de recrutamento é elevado. 
E os custos decorrentes de um mau recrutamento são ainda maiores.
Para aumentar as hipóteses de um recrutamento de sucesso aconselho seguir vários procedimentos.

  1. Imagine o candidato ideal para a posição desejada. Defina e liste as suas características pessoais e os conhecimentos desejáveis do candidato à posição que oferece. Discuta o assunto com os restantes interessados no assunto.
  2. Crie um anúncio apelativo e que reflita fielmente a sua empresa e a função a preencher. Inclua o perfil do candidato desejado, com uma linguagem simpática. Defina o modo de responder ao anúncio, não pedindo simplesmente o envio do CV. Liste os temas que o candidato deve focar na sua carta de apresentação de modo que essa resposta reflita a sua motivação e capacidade para seguir diretivas difusas. Assim, irá conseguir filtrar os melhores candidatos, reduzir o número de entrevistas e poupar tempo.
  3. Experimente o texto do anúncio, simulando a situação com respostas internas ao anúncio e melhore o anúncio.
  4. Organize a entrevista listando o que deseja ficar a saber: Antes da entrevista, leia cuidadosamente o curriculum e durante a entrevista, deixe a conversa fluir, apresentando situações de resposta em que o candidato possa participar ativamente. E se houver pausas não tenha pressa em quebrá-las e observe o candidato. Se não é um ?bom leitor de pensamentos? peça a alguém bem dotado neste domínio que assista à entrevista. Regra geral, as respostas mais sinceras permitem uma avaliação mais fiel do real potencial dos candidatos. Faça o relatório preliminar da entrevista logo após esta terminar.

    Após a seriação dos candidatos, não hesite em marcar segunda entrevista se tiver dúvidas.


8 de março de 2013

Efeitos do rendimento no crescimento económico

Excluindo os agregados familiares que têm rendimentos claramente excessivos ( e que são uma minoria) o agregado familiar médio gasta 45% do seu rendimento em despesas que são praticamente fixas: habitação, água, energia e transportes.

Pode deduzir-se de uma forma aproximada que um aumento marginal de 10% no rendimento familiar induz um aumento de 20% nos gastos não fixos.

Se este número depois de analisado mais profundamente se mostrar suficientemente rigoroso a actividade económica interna seria fortemente estimulada pelo crescimento dos rendimentos e viceversa.

Outra fonte de aumento de rendimentos é a exportação. Esta depende de boa comunicação com os mercados só possível com boas traduções. A linguagem mais utilizada é o inglês. Por isso requere-se boa tradução de português para inglês. Autor: Fernando Heleno - Multilingues21 - Traduções Técnicas Multilingues

27 de fevereiro de 2013

DeskTop Publishing a preço zero

 A Multilingues criou um novo serviço para a sua empresa.
Adquirimos um conjunto de ferramentas informáticas que nos permite entregar-lhe as traduções com o aspeto gráfico final, sem perdas de tempo nem gastos adicionais com Desktop Publishing.
Temos vários programas, mas o recomendado é o Indesign 6 com o qual conseguimos entregar-lhe documentos e catálogos traduzidos com qualidade final, com um layout profissional e prontos para serem impressos na gráfica.
Basta que nos envie o documento a traduzir em formato InDesign (em formato editável) e terá consigo um trabalho da máxima qualidade
Contate-nos através do e-mail contato@multilingues.eu

Autora: Joana Couto - Multilingues21 - Traduções Técnicas Multilingues