8 de outubro de 2013

Como obter empenho dos seus colaboradores

De forma a responder a esta questão gostaríamos de lhe apresentar a teoria dos dois Fatores de Herzberg.

A motivação depende de dois tipos de fatores:
  1. Fatores de manutenção (que não motivam mas que mal administrados são causas de desmotivação);

  2. Fatores de motivação que (satisfeitos previamente os fatores de manutenção) aumentam a motivação.
Os fatores de manutenção incluem:
  • Salário – para evitar desmotivação a empresa deve providenciar salário e “fringe benefits” adequados;

  • Segurança no emprego – fazer sentir que não está sujeito a arbitrariedades, assegurar justiça no tratamento dos empregados e privilegiar a antiguidade;

  • Condições de trabalho – local, temperatura, iluminação, ventilação e horário adequados;

  • Status – dar importância visível às pessoas e ser cuidadoso na escolha dos nomes das funções atribuídas;

  • Políticas da empresa – a empresa trata o pessoal como você gostaria de ser tratado?

  • Qualidade da supervisão técnica – os empregados necessitam e apreciam a supervisão feita adequadamente, mas não supervisão demasiado apertada;

  • Ambiente no local de trabalho – qualidade das relações entre colegas e supervisores.
Este tipo de fatores deve ser cuidado para não desmotivar, mas estes fatores não motivam por si só.
Os fatores de motivação são as principais causas de satisfação no trabalho. Eles estão estreitamente ligados à função. São, pois, dependentes do conteúdo do trabalho. Pessoas diferentes necessitam de diferentes tipos e graus de fatores de motivação. Estes fatores incluem:

  • Auto-realização – a oportunidade de conseguir alguma coisa ou contribuir para alguma coisa é causa de satisfação;

  • Reconhecimento – os empregados devem saber que os seus esforços e resultados são reconhecidos;

  • Responsabilidades – a possibilidade de assumir novos deveres e responsabilidades por alargamento da função ou por delegação;

  • Progressão – a oportunidade de progredir e melhorar a sua posição em resultado do bom desempenho;

  • O próprio trabalho em si – quando este contribui para o auto-desenvolvimento, satisfação pessoal e apresenta desafios significativos

  • Possibilidades de desenvolvimento – em conhecimentos e desenvolvimento pessoal e profissional.
Traduzido e adaptado do Inglês

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