29 de maio de 2014

Vamos mudar... de morada


A partir de agora vamos estar sediados no endereço http://www.multilingues.eu/blog/

Vamos manter a nossa presença aqui, mas está convidado para nos visitar no nosso renovado site.

Ficamos à sua espera!

27 de maio de 2014

Desperte os líderes da sua empresa



As empresas integram colaboradores de vários tipos, entre os quais os que têm perfil para vendas,  os engenheiros que estão na área técnica, ou até os que desempenham funções executivas. Em qualquer uma destas áreas há sempre alguém que detém uma grande influência sobre os colegas que o rodeiam e que é fundamental para a atividade da empresa. São colaboradores que, apesar de não ocuparem cargos de chefia ou de gestão, se tivessem que sair, seria uma grande perda para a entidade corporativa da empresa.
Estes indivíduos têm todos os requisitos necessários para serem líderes mas, geralmente, não são considerados para cargos de chefia uma vez que não supervisores de ninguém. Mesmo que tenham optado por não seguir carreiras ou assumir postos de gestão, de certeza que vão beneficiar se as suas capacidades de chefia forem estimuladas – e a empresa onde trabalham, também.
O desenvolvimento das suas capacidades de gestão pode motivar a aprendizagem de modos de comunicação, que se tornem orientadores dos colegas e até empregados mais eficazes. Além do que foi mencionado é também importante recordar que, ao assumir que têm potencial para a gestão, a influência destas pessoas vai tornar-se mais eficaz e, quem sabe até poderão vir a assumir cargos formais de chefia.

Adapted from “ Develop the Leaders You've Been Overlooking” by Jack Zenger and Joseph Folkman.

22 de maio de 2014

Como trabalhar (ainda) mais depressa



Há sempre algum detalhe que pode considerar e que resulta num ritmo mais rápido de trabalho. Não se esqueça: estas são apenas sugestões e deve adequar-se de acordo com o seu contexto laboral.

Manter a secretária arrumada – vai manter também a sua mente mais organizada

Ouvir música – ter um som de fundo ajuda a terminar as tarefas mais depressa

Não parar – se demorar mais de 30 segundos a tentar resolver um assunto, passe para a tarefa seguinte

Escrever pouco – tente não ultrapassar os 140 caracteres por e-mail para ter a certeza que se concentra no objetivo da sua mensagem

Iluminar bem o local de trabalho– um simples aumento de 300 lux para 2000 lux pode aumentar a produtividade em 8%


Adaptado de “How to work fast” de Anna Vital

20 de maio de 2014

Multilingues21 com novo vídeo no YouTube


Gostamos de simplicar, por isso, juntámos o que precisa fazer para pedir uma tradução no vídeo "Precisa de uma Tradução?" O que acha?


19 de maio de 2014

O lado negro das reuniões


Preenchem a sua agenda e dão-lhe a sensação de estar (extremamente) ocupado mas, será que as reuniões são sinónimos de maior produtividade?
Idealmente, ter reuniões durante todo o dia deveria significar que os projetos estão a avançar e que está a conseguir realizar muito trabalho. Mas, a realidade mostra que esta forma de estar ocupado não significa necessariamente um maior volume de trabalho efetuado.
Como  vai conseguir verificar se está realmente a investir demasiado tempo e energia em algo que não dá resultados? Um sintoma infalível é estar sempre ocupado e não verificar progressos reais no seu trabalho. Ou seja, não interessa o quão ocupado pode estar, mas sim a concretização de objetivos estratégicos.


Entretanto, veja o que pode fazer para disciplinar as reuniões na sua empresa:

1 – Pedir sempre uma agenda de trabalhos. Se não tem, significa que não existem objetivos concretos, resultando numa perda de tempo – por isso, recuse a reunião.

2 – Saber dizer não. Aprender a recusar uma reunião é uma das ações mais difíceis de concretizar, mas se pensar que tem consequências negativas no seu trabalho, vai conseguir justificar-se.

3 – Ter um sistema de gestão de trabalho centralizado. O fluxo de informação e os detalhes dos projetos ficam visíveis para todos, sem necessidade de marcar reuniões extra para que sejam comunicados a todos.

4 – Estabelecer hora de início e fim. Se a reunião marcada para as 9h30 só começa perto das 10h00, então é a essa hora que as pessoas vão começar a chegar; ter uma hora de conclusão também faz com que as reuniões sejam mais focadas.

 Adaptado de “Scheduling Success: Why Your Meetings Are Interfering With Productivity”, de Bryan Nielson 

15 de maio de 2014

Site em várias línguas: o que NÃO deve fazer



Não saber se realmente precisa disso
Embora pareça uma questão óbvia, é muitas vezes esquecida. Aconselhamos a que traduza o seu website só quando estiver preparado para vender nesse mercado. Por exemplo, se traduzir o site para italiano, tenha também já traduzida nesta língua toda a documentação de apoio (manuais, brochuras, folhetos, etc.).

Traduzir apenas a homepage
Se está a apostar numa tradução, então traduza  todas as páginas do seu site para a língua de destino.  Se traduzir apenas a homepage vai gerar a expectativa de que as restantes páginas também estão traduzidas. Se não estiverem, podem causar desinteresse no futuro cliente, que é exatamente o que não quer.

Não adaptar o discurso ao target
Assegure que a sua empresa de tradução adapta a linguagem usada no website à dos países de destino, pois só assim poderá ter a certeza que o conceito da sua marca vai chegar corretamente ao potencial cliente.

Não criar um guia de estilo
Este guia é uma orientação essencial sobre que cores, fontes e respectivos tamanhos, estilos de títulos e de texto. Com um guia de estilo vai conseguir que o layout do seu website seja uniforme e coerente.

Não usar vídeos nem imagens
Os vídeos são cada vez mais populares e são um veículo muito eficaz de divulgar os seus produtos e serviços. Se os colocar, faça sempre traduções para os idiomas do seu site ou recorra a legendagem  e até mesmo voice-over. Evite colocar texto nas imagens pois apenas vai aumentar os custos da tradução, fotos confusas ou que possam eventualmente ser ofensivas em determinados países

Não colocar todos os contactos
É verdade, acontece: encontramos casos em que os números de telefone do site não incluem o código internacional  ou, pior ainda, o país onde está localizada a empresa. Não dificulte a vida ao seu possível cliente e assegure que podem facilmente contactá-lo

12 de maio de 2014

Feedback sobre a sua empresa? Só se for sincero!



Todos os empresários reconhecem a importância de obter opiniões sobre a atividade da sua empresa; e são raros os que não se sentem incomodados com isso. O desconforto é sentido também pelos funcionários, pois consideram que se estão a expor quando eventualmente destacam um elemento negativo.
O primeiro passo tem que ser dado pela chefia, ao selecionar um grupo para “críticas construtivas” constituído por pessoas que querem que a empresa seja bem sucedida e que não receiam expor os factos, mesmo os menos agradáveis. Lembre-se que são estes os mais necessários para que possa continuar a ser um excelente líder.
Este exercício de feedback deve ser feito regularmente, de modo a poder estar a par não só dos seus pontos fortes da sua empresa mas, sobretudo, das suas fraquezas.  Pode ser complicado no início, mas tente ouvir com atenção, tirar apontamentos e, no final, agradecer. Deste modo está a mostrar a toda a equipa de colaboradores que é uma pessoa disposta a receber feedback e a aceitar as suas vulnerabilidades para poder melhorar.