Preenchem a sua agenda e dão-lhe a sensação de estar (extremamente) ocupado mas, será que as reuniões são sinónimos de maior produtividade?
Idealmente, ter reuniões durante todo o dia deveria
significar que os projetos estão a avançar e que está a conseguir realizar
muito trabalho. Mas, a realidade mostra que esta forma de estar ocupado não significa
necessariamente um maior volume de trabalho efetuado.
Como vai
conseguir verificar se está realmente a investir demasiado tempo e energia em
algo que não dá resultados? Um sintoma infalível é estar sempre ocupado e não
verificar progressos reais no seu trabalho. Ou seja, não interessa o quão
ocupado pode estar, mas sim a concretização de objetivos estratégicos.
Entretanto, veja o que pode fazer para disciplinar as reuniões na sua empresa:
Entretanto, veja o que pode fazer para disciplinar as reuniões na sua empresa:
1 – Pedir sempre uma agenda de trabalhos. Se não
tem, significa que não existem objetivos concretos, resultando numa perda de
tempo – por isso, recuse a reunião.
2 – Saber dizer não. Aprender a recusar uma reunião é uma das ações
mais difíceis de concretizar, mas se pensar que tem consequências negativas no seu trabalho, vai conseguir justificar-se.
3 – Ter um sistema de gestão de trabalho centralizado.
O fluxo de informação e os detalhes dos projetos ficam visíveis para todos, sem
necessidade de marcar reuniões extra para que sejam comunicados a todos.
4 – Estabelecer hora de início e fim. Se a reunião
marcada para as 9h30 só começa perto das 10h00, então é a essa hora que as
pessoas vão começar a chegar; ter uma hora de conclusão também faz com que as
reuniões sejam mais focadas.
Adaptado de “Scheduling Success: Why Your Meetings Are
Interfering With Productivity”, de Bryan Nielson
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