19 de maio de 2014

O lado negro das reuniões


Preenchem a sua agenda e dão-lhe a sensação de estar (extremamente) ocupado mas, será que as reuniões são sinónimos de maior produtividade?
Idealmente, ter reuniões durante todo o dia deveria significar que os projetos estão a avançar e que está a conseguir realizar muito trabalho. Mas, a realidade mostra que esta forma de estar ocupado não significa necessariamente um maior volume de trabalho efetuado.
Como  vai conseguir verificar se está realmente a investir demasiado tempo e energia em algo que não dá resultados? Um sintoma infalível é estar sempre ocupado e não verificar progressos reais no seu trabalho. Ou seja, não interessa o quão ocupado pode estar, mas sim a concretização de objetivos estratégicos.


Entretanto, veja o que pode fazer para disciplinar as reuniões na sua empresa:

1 – Pedir sempre uma agenda de trabalhos. Se não tem, significa que não existem objetivos concretos, resultando numa perda de tempo – por isso, recuse a reunião.

2 – Saber dizer não. Aprender a recusar uma reunião é uma das ações mais difíceis de concretizar, mas se pensar que tem consequências negativas no seu trabalho, vai conseguir justificar-se.

3 – Ter um sistema de gestão de trabalho centralizado. O fluxo de informação e os detalhes dos projetos ficam visíveis para todos, sem necessidade de marcar reuniões extra para que sejam comunicados a todos.

4 – Estabelecer hora de início e fim. Se a reunião marcada para as 9h30 só começa perto das 10h00, então é a essa hora que as pessoas vão começar a chegar; ter uma hora de conclusão também faz com que as reuniões sejam mais focadas.

 Adaptado de “Scheduling Success: Why Your Meetings Are Interfering With Productivity”, de Bryan Nielson 

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