Networking é a expressão inglesa para criação de rede de contactos… úteis. Saiba como tornar esta técnica ainda mais eficaz e proveitosa para o seu negócio:
– Procurar contactos
Parece óbvio, mas muitas vezes é esquecido. Mesmo quando já tem uma
situação profissional estável nunca perca uma oportunidade para se apresentar
aos vários grupos presentes num evento e conhecer outros profissionais.
– Atenção à imagem exterior
Mantenha uma imagem cuidada e profissional em qualquer tipo de evento
onde esteja a representar a sua empresa. Lembre-se que, pleonasmo à parte, “nunca há uma segunda
oportunidade para causar uma boa primeira impressão”
– Cartão de visita continua a
ser importante?
Sim. Tente levar muitos cartões de visita e coloque-os num bolso de
fácil acesso, para que o interlocutor não esteja à sua espera. Quando este
entregar o dele, guarde-o e no final da conversa anote no verso do cartão os
dados que considera relevantes.
– Não falar sobre religião e política
O objectivo é estabelecer novos contactos e não expor as suas opiniões
pessoais, por isso, evite estes temas que são geralmente focos de polémica.
- Organizar os contactos
Depois do evento, escreva sobre as pessoas que conheceu com quem
partilha opiniões ou interesses. Se tiver um blog, faça um post sobre o evento
e os principais destaques; atualize a suas redes sociais com os contactos que
lhe pareceram mais interessantes. Também pode enviar e-mails, desde que seja logo depois do evento.
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