28 de março de 2014

99,9% de qualidade é bom?




Para responder a esta pergunta, vamos analisar a que corresponde um nível de qualidade de 99,9%:

- a que, pelo menos 300 medicamentos fossem mal prescritos diariamente
- por dia, a que dois bebés fossem deixados cair por médicos ou enfermeiros
- a que durante uma hora, por mês, a água da torneira fosse imprópria para beber
- que faltasse a água, gás e eletricidade durante 9 horas por ano
- a não ter telefone ou televisão durante 10 minutos por semana
- a uma má descolagem ou aterragem por dia no aeroporto de Lisboa
- a 15 cirurgias incorretas por dia
- a 70 cartas perdidas, por hora, pelos correios
- a 700 cheques descontados da conta errada a cada hora
- que o seu coração falhasse 32.000 batimentos por ano

A resposta à pergunta inicial será então que 99,9% é, afinal, bastante negativo. A alternativa adequada é o objetivo designado por “6 Sigmas” ou seja, 1 erro por milhão: 99,999999%. Na Multilingues21 temos esse mote sempre presente, o que no quotidiano de trabalho traduzimos por “Zero erros, zero reclamações”.

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