Num mercado cada vez mais global é importante integrar vários idiomas
no seu site. Considere as seguintes medidas para tirar o melhor proveito possível de sites multilingues:
- Acesso fácil
As ligações para as versões do seu site noutras línguas devem estar bem
visíveis na homepage, mas igualmente nas restantes páginas de navegação do
site. O canto superior direito é, geralmente, o local escolhido para se
escolher o idioma.
- Ligação cultural
É essencial entender ou estar a par das especificidades do
público-alvo. Mesmo nos casos em que a
linguagem é mais técnica ou formal, a experiência de navegação no seu site tem
que ter algum tipo de ligação cultural, de modo a estabelecer uma ligação
emocional com os destinatários.
- Comparação e manutenção
Fazer com que as experiências em cada idioma sejam comparáveis em
termos de experiência.
Para que isto seja possível, um dos factores fundamentais é assegurar
que as actualizações do seu site são regulares e que têm que ser feitas nas várias
línguas em simultâneo.
- Linguagem adequada ao target
As comunicações nas redes sociais devem ter uma linguagem adequada aos
seus destinatários e não é recomendável o recurso a tradutores automáticos. Há
quem coloque um aviso quando as traduções são automáticas, mas o problema
permanece. Para o ultrapassar, tente que o texto seja revisto por um
profissional qualificado antes que seja posto online, de modo a garantir que a
mensagem é corretamente veiculada.
- Navegação semelhante
Permitir que o utilizador navegue entre funcionalidades semelhantes,
seja na língua de origem, seja nas restantes línguas. Por exemplo, ao estar na
versão em inglês, poder passar diretamente para a página correspondente na
versão em português, sem ter que passar pela homepage.
Adaptado
de HowTo.gov
Sem comentários:
Enviar um comentário