27 de março de 2014

Boas práticas para sites em várias línguas



Num mercado cada vez mais global é importante integrar vários idiomas no seu site. Considere as seguintes medidas para tirar o melhor proveito possível de sites multilingues:


- Acesso fácil
As ligações para as versões do seu site noutras línguas devem estar bem visíveis na homepage, mas igualmente nas restantes páginas de navegação do site. O canto superior direito é, geralmente, o local escolhido para se escolher o idioma.
 
- Ligação cultural
É essencial entender ou estar a par das especificidades do público-alvo.  Mesmo nos casos em que a linguagem é mais técnica ou formal, a experiência de navegação no seu site tem que ter algum tipo de ligação cultural, de modo a estabelecer uma ligação emocional com os destinatários.

- Comparação e manutenção
Fazer com que as experiências em cada idioma sejam comparáveis em termos de experiência.
Para que isto seja possível, um dos factores fundamentais é assegurar que as actualizações do seu site são regulares e que têm que ser feitas nas várias línguas em simultâneo.

- Linguagem adequada ao target
As comunicações nas redes sociais devem ter uma linguagem adequada aos seus destinatários e não é recomendável o recurso a tradutores automáticos. Há quem coloque um aviso quando as traduções são automáticas, mas o problema permanece. Para o ultrapassar, tente que o texto seja revisto por um profissional qualificado antes que seja posto online, de modo a garantir que a mensagem é corretamente veiculada.

- Navegação semelhante
Permitir que o utilizador navegue entre funcionalidades semelhantes, seja na língua de origem, seja nas restantes línguas. Por exemplo, ao estar na versão em inglês, poder passar diretamente para a página correspondente na versão em português, sem ter que passar pela homepage.

Adaptado de HowTo.gov

Sem comentários:

Enviar um comentário