Damos continuidade ao tema da edição anterior e
vamos desbravar mais dicas para os gestores empenhados saberem lidar o melhor
possível com os seus colaboradores.
Sem dúvida que conseguir de um colaborador o melhor
que ele pode dar e, ao mesmo tempo, contribuir para a sua realização requer um
conhecimento básico das necessidades humanas.
Confrontado com um desajustamento, o gestor
frequentemente reage sem uma análise cuidada da situação. Os nossos
preconceitos influenciam-nos, ainda que não o queiramos, e as primeiras reações
poderão ser prejudicais.
Um quadro que nos ajuda a compreender os que nos
rodeiam é a compreensão das necessidades humanas e da sua hierarquia. Basicamente
o ser humano tem necessidades:
·
Fisiológicas
·
De segurança
·
Sociais
·
De estima
·
De auto-realização
Como se pode ver na Pirâmide das Necessidades de
Maslow, estas necessidades estão hierarquizadas e tornam-se prementes à medida
que as necessidades de nível mais baixo são satisfeitas. Por exemplo, um homem
com fome ou frio não estaria teoricamente preocupado com necessidades sociais e
nem as sentiria. Quando, porém, as necessidades de um nível mais baixo estão
satisfeitas, as superiores começam a manifestar-se.
Uma forma mais detalhada da pirâmide de Maslow
apresenta-se a seguir:
A hierarquia de Necessidades de Maslow não é absoluta e a ordem da necessidades pode
ser modificada. Isto verifica-se, por exemplo, no caso dos monges ascetas em
que a auto-realização está em primeiro lugar e no caso dos pais que sacrificam
a própria vida para salvar a dos filhos.
Há ainda duas necessidades extra que podem manifestar-se ou
não, geralmente próprias de minorias, e que são a necessidade de conhecer e as
necessidades estéticas.
Tendo em conta estas variações possíveis da hierarquia das
necessidades para influenciar positivamente o comportamento humano importa
perceber quais as necessidades prementes que este precisa satisfazer e criar
condições para que a situação e o trabalho contribuam para a sua satisfação.
Continuamos na próxima edição: não perca!
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